segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bryonia alba

Estou experimentando uma substância homeopática chamada Bryonia alba, desde a última sexta-feira, dia 20 de agosto. A primeira coisa que senti foi uma dor de cabeça, tipo peso, em toda a cabeça, foi um efeito imediato, no instante em que coloquei os glóbulos na boca. Passou por si só, em mais ou menos uns 30 a 40 minutos. Tenho me auto-observado mais desde aquele dia, senti uma maior facilidade de falar aquilo que sinto, de expressar o que se passa dentro de mim. Diante de situações que me causavam incômodos ou desconforto, passei a me posicionar, expressando a minha discordãncia , sem me alterar negativamente, sem ofender, apenas falando o que é realmente, ou melhor, o que vai acontecendo por dentro do meu ser. Até agora é isso, Bryonia alba já faz parte do meu processo denominado Renascimento.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PROVA

A possibilidade de possuir uma doença maligna, ou uma doença infecciosa, ou ainda uma doença auto-imune, respectivamente, linfoma, tuberculose ou sarcoidose, tem funcionado para mim como uma enorme prova de fé. Fé é uma palavra especial. Não é somente a Fé em Deus, divindade cósmica , onisciente, onipresente e onipotente, mas também é Fé na vida, na humanidade, no amor e no perdão universal e incondicional. Caros amigos, nunca nessa vida tive uma oportunidade maior e melhor do que este momento de minha vida, para reforçar a Fé, renovar e renascer enfim, para uma vida nova, servindo a Deus e a humanidade. Neste processo fundamental foi me perdoar, me permitir enxergar que não sou e não fui um "pecador" ou um "criminoso" perante Deus. E de verdade vos digo: Hoje eu agradeço a Deus pela oportunidade !

ATUALIZANDO

Desde aquele dia "vazio" de maio, muitas coisas "preencheram" a minha vida, de forma estranha e ao mesmo tempo maravilhosa. Sentia algo estranho dentro de mim, como se fosse manifestar alguma doença, algum mal. Em julho senti um alerta, algo intuitivo, fui atrás de exames e lá estavam, muitos linfonodos dentro de meu peito, puxa! E agora? Um monte de consultas, exames, chegando a um procedimento cirúrgico para coletar material na tentativa de obtermos um diagnóstico. Hoje aguardo o resultado da patologia. O que será isso tudo? Não sabemos. Mas o que importa mesmo é o seguinte: desde o começo fui trabalhado no sentido de aceitar e agradecer pela doença, é incrìvel não é? Mas assim fui conduzindo essa situação tão dramática, por um lado, e tão maravilhosa por outro, hoje, independente do resultado, sei que posso RENASCER para a vida, e vou aproveitar essa fase para realizar o AUTO-CONHECIMENTO, coisa que sempre quis parar para poder exercer, como parte de uma Terapia na qual já estou inserido. Perante Deus eu me declaro inocente, perante Deus eu me perdôo, por todos os "crimes" os quais eu me condenava, desde que nasci. Passei 46 anos de minha vida me condenando por algo que nunca descobri existir de fato. essa culpa e auto-condenação me levaram a essa Linfadenomegalia mediastinal ( Linfoma? TB? Sarcoidose?) Olhem cada nome bonito que se dá a uma síndrome de auto-condenação, na Homeopatia chamamos de "Ansiedade de consciência como se culpado de um crime". Não se iludem meus amigos, as doenças nascem dentro de nós, dos nossos sentimentos e de nossa percepção "errada" sobre as coisas. Precisamos trabalhar nossos sentimentos, sensações e percepções a tempo de Prevenir as moléstias graves e fatais. Desculpem me se não conseguir me colocar muito bem nesta gramática, mas expus aqui tudo o que venho sentindo nos últimos tempos....tempos vazios? tempos difíceis...tempos maravilhosos. Meu Deus --- MUITO OBRIGADO MESMO!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Vazio

Tem dias que sentimos um vazio não é mesmo? Pois hoje foi um desses dias "vazios" em minha vida, é como se não precisasse acordar e viver esse dia. Interessante sensação. Estou trabalhando isso dentro de mim, tentando aprender com este dia. Amanhã o Grande Arquiteto do Universo nos presenteia com mais um dia de Sol, de Vida, de Esperança. Quem sabe? Pode ser diferente, sempre é...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Missão dos Pais

"Os pais da Terra não são criadores e sim os zeladores das almas, que Deus lhes confia no sagrado instituto da família."
Os pais geralmente se acham criadores e donos de seus filhos, quando na verdade estes são, antes de tudo, filhos de Deus, o único Criador de todos nós, revelando a importância dos genitores ao receber os filhos que Deus lhes confiou e a tarefa especial é a de zelar pela vida do outro.
Zelar pela alma dos filhos é muito mais do que simplesmente lhes proporcionar boa escola, comida balanceada, prática de esportes e diversão. É oferecer a eles um pedaço de nossa própria alma. E isso somente se faz por meio de exercícios de amor, renúncia e dedicação.
Texto adaptado do Livro "Minutos com Chico Xavier", de José Carlos De Lucca.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Doença - Percepção

Doença é um estado de ser que se expressa como um estado mental, com sintomas físicos. O estado mental é frequentemente,vivenciado como estresse,que não surge a partir das realidades externas(embora pareça ser assim),mas da maneira individual com que cada um de nós percebe essas circunstâncias externas . A verdade é que a realidade externa não é a "causa" da maioria das tensões e dos conflitos que ocorrem em nossa vida.
O conflito surge quando essa realidade externa difere de modo significativo da percepção interna ou individual daquela realidade. por exemplo, um indivíduo estável financeiramente parece não ter nenhuma razão para se preocupar com dinheiro. Entretanto, se sua percepção própria interna opu individual é a de que, a despeito de sua riqueza,ele é pobre e financeiramente inseguro(uma contradição entre a realidade externa e suas próprias percepções), ele vai vivenciar duas vozes contraditórias dentro de si. É esse debate interno, esse conflito interno que produz o estresse.
Portanto, podemos dizer que aquilo o que vivenciamos como estresse ou conflito em qualquer situação tem pouco a ver com "o que é"(a situação externa), e mais a ver com "o que parece ser"(nossa forma individual de ver e vivenciar aquela situação). Passa ser uma percepção falsa da realidade e isso nos adoece.
O que nos causa sofrimento é um conflito que advém de nossas próprias percepções, na maioria das vezes errôneas, logo, devemos parar, refletir, pensar, sempre,sobre as coisas desta vida.
Este texto foi extraído e adaptado do livro "A Sensação em Homeopatia", do Homeopata Indiano Dr. Rajan Sankaran.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Relação médico-paciente

Hoje à tarde, estive atendendo meus pacientes no Gama, e num dado momento de uma consulta pude perceber o quão é importante haver uma perfeita interação médico-paciente, óbvio que isto é algo sabido já há muitos anos, mas que a cada dia se mostra mais e mais importante. Uma das coisas que a pessoa doente à sua frente mais precisa é ser ouvida, poder falar com aquele ser que representa uma chance de melhora ou cura é um dos itens mais relevantes de uma consulta médica. É claro que se você, médico, além de escutar,observar, perceber aquele indivíduo e seu processo de adoecimento, poder explicar a este sujeito coisas importantes sobre este processo mórbido que o aflige, o ciclo se completa e assim há uma maior chance de chegarmos a um bom diagnóstico e opção terapêutica, tentando alcançar o restabelecimento da saúde deste sujeito, que é ÚNICO neste mundo, assim como deverá ser a sua terapêutica, INDIVIDUALIZADA. Em tempo, a HOMEOPATIA faz essa individualização da terapêutica. Por isso sinto-me tão feliz em fazer parte desta maravilhosa medicina Homeopática.