Mostrando postagens com marcador doença. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador doença. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aprendizado através das doenças

Cada dia que passa nesta vida, convenço-me de que o ser humano aprende muito com suas doenças. Na maioria das vezes elas nos mostram coisas importantíssimas, tais como erros alimentares, sentimentos nefastos que alimentamos em nossa alma, erros de conduta, equívocos na senso-percepção, etc. Sempre tenho recomendado aos meus pacientes que olhem para si mesmos e enxerguem os processos do adoecer, e o que esses processos estão tentando ensinar a eles. Mas, nem sempre as pessoas querem enxergar. E isto passa a ser um enorme problema no processo terapêutico, ou muitas vezes não querem ouvir nossas orientações e prescrições. Enfim, nem sempre vencemos, mas lutamos pelo bem comum diariamente.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Bryonia again!

Ontem tomei mais uma dose de Bryonia alba, dormi bem, acordei bem. Mas ainda me sinto fadigado, com dispnéia ao caminhar. Menos do que antes. Confio na possibilidade de cura, através da Homeopatia e do Reiki. Agradeço a Deus, ou como gosto de chamá-lo, o Todo Poderoso Criador e Grande Arquiteto do Universo, por essa doença, capaz de me chamar a atenção para uma série de coisas que eu precisava rever, ver, mexer, resolver, aprender, corrigir, direcionar, vivenciar, e por fim, viver. A doença é uma grande oportunidade que o Universo nos oferece para nos mostrar as coisas, mas em função de nossa cultura e dos conceitos de saúde e doença que a mídia nos passa, a maioria das pessoas não consegue visualizar os caminhos que a doença nos mostra e presenteia. Ocorre um processo de vitimização da pessoa doente, onde esta reclama que está doente por culpa de alguém, do governo, dos médicos, dos remédios, do padre, da esposa, do marido, dos filhos, do trabalho, do patrão, etc etc.e até por culpa de Deus, vejam como este processo de vitimização é grave. Excetuando-se as doenças de causas externas, epidemias, acidentes, a grande maioria das doenças são formadas por nós mesmos, e ninguém tem culpa, pois permitimos que a mesma seja formada em nosso organismo. Nossas reações frente à vida , nossas percepções dos fatos, nossos erros de assimilação, muitas vezes nos levam à criação de uma doença. E o objetivo maior de uma terapêutica, seja ela qual for, é transmutar essa forma de ver, sentir, perceber e enfrentar a vida, para "dissolver" a etiologia, a fisiopatologia, a lesão que nos atinge o corpo ou a mente. Tenho vivenciado pessoalmente este processo terapêutico e sinto algumas mudanças acontecendo em mim, na minha forma de ver, sentir, perceber e reagir na vida terrena. Agradeço publicamente a pessoa do Dr. Edson Veiga e de Marluce Sampaio, respectivamente, médico Homeopata e terapeuta Reiki, que assumiram essa difícil missão, risos, de me tratar. Deus nos abençoe a todos!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Doença - Percepção

Doença é um estado de ser que se expressa como um estado mental, com sintomas físicos. O estado mental é frequentemente,vivenciado como estresse,que não surge a partir das realidades externas(embora pareça ser assim),mas da maneira individual com que cada um de nós percebe essas circunstâncias externas . A verdade é que a realidade externa não é a "causa" da maioria das tensões e dos conflitos que ocorrem em nossa vida.
O conflito surge quando essa realidade externa difere de modo significativo da percepção interna ou individual daquela realidade. por exemplo, um indivíduo estável financeiramente parece não ter nenhuma razão para se preocupar com dinheiro. Entretanto, se sua percepção própria interna opu individual é a de que, a despeito de sua riqueza,ele é pobre e financeiramente inseguro(uma contradição entre a realidade externa e suas próprias percepções), ele vai vivenciar duas vozes contraditórias dentro de si. É esse debate interno, esse conflito interno que produz o estresse.
Portanto, podemos dizer que aquilo o que vivenciamos como estresse ou conflito em qualquer situação tem pouco a ver com "o que é"(a situação externa), e mais a ver com "o que parece ser"(nossa forma individual de ver e vivenciar aquela situação). Passa ser uma percepção falsa da realidade e isso nos adoece.
O que nos causa sofrimento é um conflito que advém de nossas próprias percepções, na maioria das vezes errôneas, logo, devemos parar, refletir, pensar, sempre,sobre as coisas desta vida.
Este texto foi extraído e adaptado do livro "A Sensação em Homeopatia", do Homeopata Indiano Dr. Rajan Sankaran.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Enfermidades

"De fato,as forças hostis da vida na Terra,em parte psíquicas, em parte físicas, que são chamadas agentes nocivos mórbidos,não possuem o poder absoluto de alterar a saúde humana, pois somente adoecemos por seu intermédio quando nosso organismo está precisamente predisposto a isso e suficientemente suscetível aos ataques da causa mórbida em curso e às alterações e perturbações em seu estado de saúde,passando a ter sensações e funções anormais. Eis porque,nem sempre e nem todas as pessoas se tornam doentes em virtude de tais forças." Parágrafo 31, Organon da Arte de Curar.

Como se manifestam as doenças

"Não existe qualquer manifestação patológica no interior do Homem nem alteração mórbida invisível suscetíveis de ser curadas que não se revelem ao médico criterioso e observador,através de sinais e sintomas da doença de acordo com a infinita bondade do onisciente Preservador da vida dos Homens." Parágrafo 14º do Organon da Arte de Curar.