Seja bem-vindo ao homeoscience!
Este blog é fruto de minhas reflexões e estudos sobre a homeopatia, assim como de minha preocupação em divulgar a arte homeopática de curar. Tenho observado que existem poucos sites realmente confiáveis na rede, e destes, grande parte estão hospedados no exterior e traduzidos na língua inglesa.
Aqui, pretendo expor conceitos e temas clássicos e contemporâneos acerca da homeopatia. Este blog destina-se ao mais diverso público, desde o leitor-paciente comum, que se trata (ou pretende tratar-se) com medicamentos homeopáticos, ao médico praticante da homeopatia.
Dediquei um espaço onde posso interagir com meus leitores, afim de tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos; portanto, meu caro leitor, você também terá um espaço reservado em minha página, e todas as perguntas e comentários serão respondidas diretamente no blog ou por e-mail.
Espero levar conhecimento a todos aqueles que se interessam pela ciência homeopática.
Este blog é fruto de minhas reflexões e estudos sobre a homeopatia, assim como de minha preocupação em divulgar a arte homeopática de curar. Tenho observado que existem poucos sites realmente confiáveis na rede, e destes, grande parte estão hospedados no exterior e traduzidos na língua inglesa.
Aqui, pretendo expor conceitos e temas clássicos e contemporâneos acerca da homeopatia. Este blog destina-se ao mais diverso público, desde o leitor-paciente comum, que se trata (ou pretende tratar-se) com medicamentos homeopáticos, ao médico praticante da homeopatia.
Dediquei um espaço onde posso interagir com meus leitores, afim de tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos; portanto, meu caro leitor, você também terá um espaço reservado em minha página, e todas as perguntas e comentários serão respondidas diretamente no blog ou por e-mail.
Espero levar conhecimento a todos aqueles que se interessam pela ciência homeopática.
Mostrando postagens com marcador percepção. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador percepção. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 1 de junho de 2011
O delírio e os sonhos - Freud
"Poetas e romancistas são nossos preciosos aliados, e seu testemunho deve ser altamente estimado, pois eles conhecem muitas coisas entre o céu e a terra com que nossa sabedoria escolar não poderia ainda sonhar. Nossos mestres conhecem a psique porque se abeberaram em fontes que nós, homens comuns, ainda não tornamos acessíveis à ciência."
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Novamente sobre Percepção
Sobre a percepção que temos da vida, dos fatos, daquilo que nos ofertam, dos sentimentos que as coisas ou pessoas nos despertam, como essa percepção define saúde ou doença. Sankaran escreve sobre isso em seu livro "As Sensações em Homeopatia", dizendo que se a percepção for errada ou deturpada, deformada enfim, pela nossa mente, nós podemos adoecer em função daquela percepção errônea. Falamos aqui de mais um pontinho da vida humana capaz de suscitar uma resposta do organismo, deturpada, logo chamada de Doença.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Doença - Percepção
Doença é um estado de ser que se expressa como um estado mental, com sintomas físicos. O estado mental é frequentemente,vivenciado como estresse,que não surge a partir das realidades externas(embora pareça ser assim),mas da maneira individual com que cada um de nós percebe essas circunstâncias externas . A verdade é que a realidade externa não é a "causa" da maioria das tensões e dos conflitos que ocorrem em nossa vida.
O conflito surge quando essa realidade externa difere de modo significativo da percepção interna ou individual daquela realidade. por exemplo, um indivíduo estável financeiramente parece não ter nenhuma razão para se preocupar com dinheiro. Entretanto, se sua percepção própria interna opu individual é a de que, a despeito de sua riqueza,ele é pobre e financeiramente inseguro(uma contradição entre a realidade externa e suas próprias percepções), ele vai vivenciar duas vozes contraditórias dentro de si. É esse debate interno, esse conflito interno que produz o estresse.
Portanto, podemos dizer que aquilo o que vivenciamos como estresse ou conflito em qualquer situação tem pouco a ver com "o que é"(a situação externa), e mais a ver com "o que parece ser"(nossa forma individual de ver e vivenciar aquela situação). Passa ser uma percepção falsa da realidade e isso nos adoece.
O que nos causa sofrimento é um conflito que advém de nossas próprias percepções, na maioria das vezes errôneas, logo, devemos parar, refletir, pensar, sempre,sobre as coisas desta vida.
Este texto foi extraído e adaptado do livro "A Sensação em Homeopatia", do Homeopata Indiano Dr. Rajan Sankaran.
O conflito surge quando essa realidade externa difere de modo significativo da percepção interna ou individual daquela realidade. por exemplo, um indivíduo estável financeiramente parece não ter nenhuma razão para se preocupar com dinheiro. Entretanto, se sua percepção própria interna opu individual é a de que, a despeito de sua riqueza,ele é pobre e financeiramente inseguro(uma contradição entre a realidade externa e suas próprias percepções), ele vai vivenciar duas vozes contraditórias dentro de si. É esse debate interno, esse conflito interno que produz o estresse.
Portanto, podemos dizer que aquilo o que vivenciamos como estresse ou conflito em qualquer situação tem pouco a ver com "o que é"(a situação externa), e mais a ver com "o que parece ser"(nossa forma individual de ver e vivenciar aquela situação). Passa ser uma percepção falsa da realidade e isso nos adoece.
O que nos causa sofrimento é um conflito que advém de nossas próprias percepções, na maioria das vezes errôneas, logo, devemos parar, refletir, pensar, sempre,sobre as coisas desta vida.
Este texto foi extraído e adaptado do livro "A Sensação em Homeopatia", do Homeopata Indiano Dr. Rajan Sankaran.
Assinar:
Postagens (Atom)