Mostrando postagens com marcador Homeopatia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Homeopatia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 1 de junho de 2011

HOMEOPATIA E PSIQUIATRIA

Há alguns anos conheci um colega médico que havia se tornado Homeopata, e depois de algum tempo cursou Psiquiatria. Na época não entendi a conexão, pois estava mergulhado na prática médica convencional, não percebendo o que representava o novo paradigma da homeopatia. Mas aconteceu comigo processo idêntico, estudei Homeopatia e senti necessidade de estudar Psiquiatria, talvez para poder aprofundar mais nas questões ligadas ao processo do adoecer ligado à mente humana. Entender, compreender, identificar melhor os transtornos mentais poderão ajudar no processo terapêutico relacionado com a Medicina Homeopática. Alguns pacientes precisam, amiúde, de uma "muleta química", nome que dou ao remédio químico tradicional, enquanto aguarda o movimento da terapia homeopática. Eu me sentia um pouco inabilitado para ajudar essas pessoas, pelo desconhecimento da psicofarmacologia e da psicopatologia. Estou me dedicando atualmente numa Pós-graduação em Psiquiatria, e acredito que poderei agregar valores ao meu conhecimento e a minha prática clínica.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Relação médico-paciente

Hoje à tarde, estive atendendo meus pacientes no Gama, e num dado momento de uma consulta pude perceber o quão é importante haver uma perfeita interação médico-paciente, óbvio que isto é algo sabido já há muitos anos, mas que a cada dia se mostra mais e mais importante. Uma das coisas que a pessoa doente à sua frente mais precisa é ser ouvida, poder falar com aquele ser que representa uma chance de melhora ou cura é um dos itens mais relevantes de uma consulta médica. É claro que se você, médico, além de escutar,observar, perceber aquele indivíduo e seu processo de adoecimento, poder explicar a este sujeito coisas importantes sobre este processo mórbido que o aflige, o ciclo se completa e assim há uma maior chance de chegarmos a um bom diagnóstico e opção terapêutica, tentando alcançar o restabelecimento da saúde deste sujeito, que é ÚNICO neste mundo, assim como deverá ser a sua terapêutica, INDIVIDUALIZADA. Em tempo, a HOMEOPATIA faz essa individualização da terapêutica. Por isso sinto-me tão feliz em fazer parte desta maravilhosa medicina Homeopática.