Seja bem-vindo ao homeoscience!
Este blog é fruto de minhas reflexões e estudos sobre a homeopatia, assim como de minha preocupação em divulgar a arte homeopática de curar. Tenho observado que existem poucos sites realmente confiáveis na rede, e destes, grande parte estão hospedados no exterior e traduzidos na língua inglesa.
Aqui, pretendo expor conceitos e temas clássicos e contemporâneos acerca da homeopatia. Este blog destina-se ao mais diverso público, desde o leitor-paciente comum, que se trata (ou pretende tratar-se) com medicamentos homeopáticos, ao médico praticante da homeopatia.
Dediquei um espaço onde posso interagir com meus leitores, afim de tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos; portanto, meu caro leitor, você também terá um espaço reservado em minha página, e todas as perguntas e comentários serão respondidas diretamente no blog ou por e-mail.
Espero levar conhecimento a todos aqueles que se interessam pela ciência homeopática.
Este blog é fruto de minhas reflexões e estudos sobre a homeopatia, assim como de minha preocupação em divulgar a arte homeopática de curar. Tenho observado que existem poucos sites realmente confiáveis na rede, e destes, grande parte estão hospedados no exterior e traduzidos na língua inglesa.
Aqui, pretendo expor conceitos e temas clássicos e contemporâneos acerca da homeopatia. Este blog destina-se ao mais diverso público, desde o leitor-paciente comum, que se trata (ou pretende tratar-se) com medicamentos homeopáticos, ao médico praticante da homeopatia.
Dediquei um espaço onde posso interagir com meus leitores, afim de tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos; portanto, meu caro leitor, você também terá um espaço reservado em minha página, e todas as perguntas e comentários serão respondidas diretamente no blog ou por e-mail.
Espero levar conhecimento a todos aqueles que se interessam pela ciência homeopática.
Mostrando postagens com marcador Homeopatia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Homeopatia. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 1 de junho de 2011
HOMEOPATIA E PSIQUIATRIA
Há alguns anos conheci um colega médico que havia se tornado Homeopata, e depois de algum tempo cursou Psiquiatria. Na época não entendi a conexão, pois estava mergulhado na prática médica convencional, não percebendo o que representava o novo paradigma da homeopatia. Mas aconteceu comigo processo idêntico, estudei Homeopatia e senti necessidade de estudar Psiquiatria, talvez para poder aprofundar mais nas questões ligadas ao processo do adoecer ligado à mente humana. Entender, compreender, identificar melhor os transtornos mentais poderão ajudar no processo terapêutico relacionado com a Medicina Homeopática. Alguns pacientes precisam, amiúde, de uma "muleta química", nome que dou ao remédio químico tradicional, enquanto aguarda o movimento da terapia homeopática. Eu me sentia um pouco inabilitado para ajudar essas pessoas, pelo desconhecimento da psicofarmacologia e da psicopatologia. Estou me dedicando atualmente numa Pós-graduação em Psiquiatria, e acredito que poderei agregar valores ao meu conhecimento e a minha prática clínica.
terça-feira, 6 de abril de 2010
Relação médico-paciente
Hoje à tarde, estive atendendo meus pacientes no Gama, e num dado momento de uma consulta pude perceber o quão é importante haver uma perfeita interação médico-paciente, óbvio que isto é algo sabido já há muitos anos, mas que a cada dia se mostra mais e mais importante. Uma das coisas que a pessoa doente à sua frente mais precisa é ser ouvida, poder falar com aquele ser que representa uma chance de melhora ou cura é um dos itens mais relevantes de uma consulta médica. É claro que se você, médico, além de escutar,observar, perceber aquele indivíduo e seu processo de adoecimento, poder explicar a este sujeito coisas importantes sobre este processo mórbido que o aflige, o ciclo se completa e assim há uma maior chance de chegarmos a um bom diagnóstico e opção terapêutica, tentando alcançar o restabelecimento da saúde deste sujeito, que é ÚNICO neste mundo, assim como deverá ser a sua terapêutica, INDIVIDUALIZADA. Em tempo, a HOMEOPATIA faz essa individualização da terapêutica. Por isso sinto-me tão feliz em fazer parte desta maravilhosa medicina Homeopática.
Marcadores:
consulta,
Homeopatia,
indidualização.,
paciente
Assinar:
Postagens (Atom)