Seja bem-vindo ao homeoscience!
Este blog é fruto de minhas reflexões e estudos sobre a homeopatia, assim como de minha preocupação em divulgar a arte homeopática de curar. Tenho observado que existem poucos sites realmente confiáveis na rede, e destes, grande parte estão hospedados no exterior e traduzidos na língua inglesa.
Aqui, pretendo expor conceitos e temas clássicos e contemporâneos acerca da homeopatia. Este blog destina-se ao mais diverso público, desde o leitor-paciente comum, que se trata (ou pretende tratar-se) com medicamentos homeopáticos, ao médico praticante da homeopatia.
Dediquei um espaço onde posso interagir com meus leitores, afim de tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos; portanto, meu caro leitor, você também terá um espaço reservado em minha página, e todas as perguntas e comentários serão respondidas diretamente no blog ou por e-mail.
Espero levar conhecimento a todos aqueles que se interessam pela ciência homeopática.
Este blog é fruto de minhas reflexões e estudos sobre a homeopatia, assim como de minha preocupação em divulgar a arte homeopática de curar. Tenho observado que existem poucos sites realmente confiáveis na rede, e destes, grande parte estão hospedados no exterior e traduzidos na língua inglesa.
Aqui, pretendo expor conceitos e temas clássicos e contemporâneos acerca da homeopatia. Este blog destina-se ao mais diverso público, desde o leitor-paciente comum, que se trata (ou pretende tratar-se) com medicamentos homeopáticos, ao médico praticante da homeopatia.
Dediquei um espaço onde posso interagir com meus leitores, afim de tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos; portanto, meu caro leitor, você também terá um espaço reservado em minha página, e todas as perguntas e comentários serão respondidas diretamente no blog ou por e-mail.
Espero levar conhecimento a todos aqueles que se interessam pela ciência homeopática.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Aprendizado através das doenças
Cada dia que passa nesta vida, convenço-me de que o ser humano aprende muito com suas doenças. Na maioria das vezes elas nos mostram coisas importantíssimas, tais como erros alimentares, sentimentos nefastos que alimentamos em nossa alma, erros de conduta, equívocos na senso-percepção, etc. Sempre tenho recomendado aos meus pacientes que olhem para si mesmos e enxerguem os processos do adoecer, e o que esses processos estão tentando ensinar a eles. Mas, nem sempre as pessoas querem enxergar. E isto passa a ser um enorme problema no processo terapêutico, ou muitas vezes não querem ouvir nossas orientações e prescrições. Enfim, nem sempre vencemos, mas lutamos pelo bem comum diariamente.
O delírio e os sonhos - Freud
"Poetas e romancistas são nossos preciosos aliados, e seu testemunho deve ser altamente estimado, pois eles conhecem muitas coisas entre o céu e a terra com que nossa sabedoria escolar não poderia ainda sonhar. Nossos mestres conhecem a psique porque se abeberaram em fontes que nós, homens comuns, ainda não tornamos acessíveis à ciência."
HOMEOPATIA E PSIQUIATRIA
Há alguns anos conheci um colega médico que havia se tornado Homeopata, e depois de algum tempo cursou Psiquiatria. Na época não entendi a conexão, pois estava mergulhado na prática médica convencional, não percebendo o que representava o novo paradigma da homeopatia. Mas aconteceu comigo processo idêntico, estudei Homeopatia e senti necessidade de estudar Psiquiatria, talvez para poder aprofundar mais nas questões ligadas ao processo do adoecer ligado à mente humana. Entender, compreender, identificar melhor os transtornos mentais poderão ajudar no processo terapêutico relacionado com a Medicina Homeopática. Alguns pacientes precisam, amiúde, de uma "muleta química", nome que dou ao remédio químico tradicional, enquanto aguarda o movimento da terapia homeopática. Eu me sentia um pouco inabilitado para ajudar essas pessoas, pelo desconhecimento da psicofarmacologia e da psicopatologia. Estou me dedicando atualmente numa Pós-graduação em Psiquiatria, e acredito que poderei agregar valores ao meu conhecimento e a minha prática clínica.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
O valor do retorno
Ação e reação, lei do retorno, enfim, qual é o valor do retorno em nossa vida? Lei Universal conhecida pelos espíritas e espiritualistas em geral, é simples e define que a toda ação corresponde uma reação, e temos que estar prontos a receber essa reação, seja algo bom ou não. Outra regra que se assemelha muito a essa Lei, a semeadura é livre, a colheita é obrigatória, também dizemos assim, colhemos aquilo que plantamos. Bem, tudo isso é uma reflexão sobre a lei do retorno, lei do Karma, etc. Certamente colhemos bons e maus frutos, de acordo com as nossas ações e obras. Em termos de prática médica, a melhor coisa que podemos receber de um paciente é ouvirmos, no retorno da consulta inicial "Dr , eu melhorei, não tenho mais tal coisa ou não sinto mais determinado sintoma", esse é o Grande Prêmio dos Médicos, e poucos estão preparados para recebê-lo, pois a grande maioria pensa em outras coisas, como ganhar dinheiro, ficar rico, ter bens, e esquecem que dessa vida só levamos os bons frutos da colheita...as nossas obras, o resultado de nossas ações, o resto ficará aqui na Terra.
Marcadores:
ação e reação,
Lei do retorno,
prêmio do médico
sábado, 29 de janeiro de 2011
Reflexões
Hoje tive a oportunidade de refletir sobre alguns aspectos da vida, sobre o sentimento de frustração, de menosvalia, de fracasso em relação às pessoas que tentamos ajudar e não conseguimos. Concluí que nós enxergamos apenas os fracassos, as frustrações, e não vemos os casos onde tivemos participação e consequente sucesso. Por vezes recebemos notícias de bons resultados muito tempo depois da empreitada, isso nos surpreende. E perante o Planeta e o Universo, se obtivemos algum sucesso nem que seja uma única vez, já teria valido a pena ter vivido essa vida. A pergunta que deixo aqui hoje é a seguinte: o que podemos fazer, individualmente, para melhorar o nosso Planeta?
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Feliz 2011
Desejo a todos familiares, amigos e pacientes, um 2011 repleto de muita alegria, felicidade, paz, saúde, prosperidade, sucesso.
Inciando as postagens deste ano, gostaria de comentar sobre as possíveis mudanças que ocorrem durante o tratamento homeopático. Nota-se claramente que após o início do tratamento temos uma sequência de mudanças que se processam, às vezes de forma positiva, sem "dores", mas, numa grande parte ocorrem com sofrimentos, dores, transmutações, transformações. O mais importante para o terapeuta é o resultado a médio ou longo prazo, que nos dá satisfação de escutar do paciente que ele encontra-se simplesmente "feliz", e compartilha este momento, esse contexto de bem estar, com o terapeuta, com seus familiares e amigos. Hoje tive a plena satisfação do bom resultado alcançado neste binômio médico-paciente. Espero que compartilhemos muitos momentos desse tipo. Felicidade é o maior desejo da Divindade para nós humanos.
Inciando as postagens deste ano, gostaria de comentar sobre as possíveis mudanças que ocorrem durante o tratamento homeopático. Nota-se claramente que após o início do tratamento temos uma sequência de mudanças que se processam, às vezes de forma positiva, sem "dores", mas, numa grande parte ocorrem com sofrimentos, dores, transmutações, transformações. O mais importante para o terapeuta é o resultado a médio ou longo prazo, que nos dá satisfação de escutar do paciente que ele encontra-se simplesmente "feliz", e compartilha este momento, esse contexto de bem estar, com o terapeuta, com seus familiares e amigos. Hoje tive a plena satisfação do bom resultado alcançado neste binômio médico-paciente. Espero que compartilhemos muitos momentos desse tipo. Felicidade é o maior desejo da Divindade para nós humanos.
Marcadores:
Ano novo,
Felicidade,
Mudanças,
Resultados
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Futuro
Futuro é uma palavra intrigante, no mínimo. Significa algo no tempo que ainda não chegou. O que será do meu futuro? Alguém sabe? Não, ninguém, infelizmente. Dentro do processo terapêutico temos que aprender a lidar com a ansiedade acerca do futuro, pois isso pode gerar angústias, sofrimentos, insônias, enfim, algo ruim sempre. Saudades sentimos dos amigos que se foram, daqueles que nunca chegaram, dos amores perdidos, das paixões humanas, das histórias do passado. E ansiedade sentimos sobre o que virá....o futuro!
Assinar:
Postagens (Atom)