sexta-feira, 13 de abril de 2012

TEORIA MIASMÁTICA

No ínicio do século XX o miasma predominante era o egolítico, as pessoas adoeciam de Sífilis e chegavam a morrer diante do avanço desta doença. Era o período das grandes paixões , e dos grandes artistas, cantores, pintores, etc. lembrando a Paris dos anos 20.
Com o advento da Segunda Grande Guerra, vieram os conhecimentos da microbiologia e os antibióticos, bem como o início das vacinações. Logo, entendemos que o miasma estava mudando. De sífilis para sicose, ou em termos mais atuais, egotrofia.
O modo de adoecer das pessoas mudou, antes havia a auto-destruição e a alter-destruição, e a partir desta fase iniciou-se o ciclo da hipertrofia do ego, assim reforçado também pela psicanálise de Freud e outros.
Entendo miasma como o modo pelo qual adoecemos e nos defendemos dos sofrimentos causados pelo enfrentar da vida. Ora, é muito mais fácil nos defendermos das agressões e sofrimentos "dizendo" assim: eu sou perfeito, eu sou invulnerável, se algo me atinge é culpa do meio, das outras pessoas, dos médicos que erram, do sistema de saúde que falha nas mãos de políticos corruptos, ou seja, a culpa nunca é do próprio paciente, pois ele é "perfeito" em tudo o que ele é e faz. Isso é EGOTROFIA.
Através desse miasma chegaram várias doenças modernas tais como: alergias diversas, verrugas (HPV), hipertensão e cardiopatias graves ( que não existiam na década de 20 ) , os tumores malignos e benignos, etc. Ah! Mas o HPV é um vírus que eu adquiri sexualmente...sim, mas nem todos expostos ao vírus adoecem...isso é egotrofia, é miasma, é suscetibilidade, é predisposição para o adoecimento.
Porém, esse miasma nos torna confortáveis e dentro de um comodismo, e vemos na prática clínica que a maioria das pessoas não pretende sair dessa zona de conforto, daí a imensa resistência às mudanças que a Homeopatia provoca, no intuito de torná-las saudáveis, isso dá trabalho e desconforto temporários, mas a maioria não quer passar por isto. Minhas orações diárias são direcionadas à Divindade cósmica pedindo que abra as mentes e os corações de meus pacientes, para podermos atuar na sua energia vital e modificar o miasma, atingindo assim algum nível de cura desejada.

2 comentários:

Luana disse...

Olá, boa noite, eu estudo farmácia e tenho a disciplina de homeopatia. Minha professora pediu para fazer uma pesquisa sobre miasma, mas eu não consigo entender o que realmente significa, será que você pode me ajudar, preciso saber tudo sobre esse tema, desde já te agradeço pela sua atenção. Ah, prefiro receber a resposta via e-mail: luana_2570@hotmail.com

Celina.Tomaz disse...

Excelente artigo, Dr. Marcos!
Qual o endereço e telefone para marcar consulta? Atende convênio? Qual o valor dá consulta particular?
Somos 4 pacientes dá mesma família precisando de sua ajuda.
Grata,
Celina Tomaz